terça-feira, 10 de abril de 2012

Coluna Sobre: ENADE

Hoje falaremos sobre um tema polêmico. Pela primeira vez nesse Blog não deixarei uma reportagem minha. Procurando a verdadeira e trágica história sobre o ENADE, eu vi um Blog que diz tudo o que você quer saber. Antes de você ver essa reportagem eu deixo registrado a minha opnião sobre esse projeto.
"É com grande tristeza que falo desse asssunto. Fui um dos selecionados para fazer a prova. Quando eu fui saber sua origem, vi que o projeto não dá nenhum valor ao aluno e nem sequer dá chances para que grande parte da população brasileira não entre para a faculdade. O projeto em si impede que o Brasileiro humilde, com pouca estabilidade financeira entre para uma faculdade e tenha uma grande profissão na vida."
Diante da minha opnião eu começo essa reportagem, retirando-a de um Blog. Ao final revelarei a fonte. Um bom dia a todos. Deus os abençoe.
L.O.V.E.

Uma breve explicação sobre o ENADE
O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, lei n° 10.861/04) e é voltado para os alunos do 1º e do 4º ano de cursos que incluam título de bacharelado, como no caso do Serviço Social.
Foi instituída pelo Governo Federal em 2004, através da medida provisória como parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) e foi um marco na implementação da contra – Reforma Universitária.
A avaliação é obrigatória e o estudante que não comparecer nos locais de realização da prova, não poderá se formar no término do curso. A avaliação dos estudantes é um dos componentes do SINAES, que avalia também o curso e as instituições.
O desempenho dos cursos é expresso através de uma escala de cinco níveis e tem como resultado final um conceito entre 1 e 5.

Qual o propósito da Avaliação?
O intuito da avaliação criada pelo Governo não é, de forma alguma, melhorar os cursos e corrigir a precária situação do ensino superior no País. Mas uma iniciativa de favorecimento do Ensino Privado. A Reforma Universitária à qual o ENADE está vinculado faz parte de um plano de privatização da universidade pública com o argumento da falta de qualidade.
Além disso, os resultados do ENADE são utilizados como propaganda para o mercado, enfatizando uma visão mercadológica de educação.

ENADE: Avaliação simplista e individual
Uma nota “máxima” no ENADE corresponde a nossa realidade? Uma prova de 20 questões conseguirá avaliar a totalidade da universidade? O aluno é o responsável pelas condições das universidades? Se os estudantes forem “bem” nas provas serão os melhores? Se não forem serão os piores? Em outras palavras transferência de responsabilidade. Simplifica a universidade, colocando o “mérito” ou não no estudante, e não a falta de recursos, metodologia apropriada, assistência estudantil etc.
Com o ENADE todos os problemas da universidade são mascarados por uma prova feita em um só dia. Não se avalia o conjunto. Uma prova feita em só dia avalia se a nossa formação profissional está seguindo o Projeto Ético-Político defendido pela categoria? Se somos os “melhores” ou “piores” na nota, para quem somos? Para o ranqueamento das universidades?
O processo de ranqueamento das universidades através da prova do ENADE não significa absolutamente nada do ponto de vista político para melhorias no processo educacional, pelo contrário, ressurgem as velhas teses de que “quem faz a universidade é o estudante”, transferindo assim totalmente a responsabilidade da qualidade da educação aos indivíduos, no caso os estudantes. O ENADE enquanto avaliação individual não garante nada.

AUTONOMIA ESTUDANTIL: ENESSO DIZ NÃO AO ENADE.
A ENESSO em seus fóruns coletivo e democráticos de debates com caráter político deliberou o Boicote ao ENADE. Cabe aos profissionais, coordenadores de curso, docentes, entidades etc, entender que este processo é de autonomia dos estudantes e da universidade.
Não podemos aceitar perseguição a este movimento. Estudante não se deixe enganar.

A minha nota aparecerá no histórico escolar?
Não. Segundo o Artigo 5º, Parágrafo 5º, constará no histórico escolar somente se o estudante foi selecionado e se compareceu à prova. Por isso é muito importante que todos compareçam à prova para zerá-la.

A minha nota será divulgada?
Não. Segundo o Artigo 5º, Parágrafo 9º, a nota será entregue individualmente a cada estudante que realizou a prova, através de correspondência enviada à residência do estudante pelo INEP. Nem a universidade tem acesso às notas individuais.

A faculdade poderá não entregar meu diploma se eu boicotar o ENADE?
Não. Como foi dito, o Artigo 5º, Parágrafo 5º, deixa claro que a única obrigação do estudante é comparecer à prova. É obrigação da faculdade entregar o diploma ao estudante que concluiu o curso devidamente, independentemente de sua nota no ENADE.

O curso ou a faculdade serão punidos se eu boicotar o ENADE?
Não. Além do ENADE, existem outros três instrumentos de avaliação, focados no curso e na instituição. Conforme o Artigo 10, os resultados de todas as avaliações considerados insatisfatórios ensejará a celebração de protocolo de compromisso entre a instituição de ensino e o Ministério da Educação (MEC), através do qual a instituição deve apontar as medidas a serem adotadas para a superação dos problemas.

Eu poderei perder o FIES ou o ProUni se eu boicotar o ENADE?
Não. Já houve, por parte de algumas mantenedoras, a tentativa de coagir os estudantes e impedir o boicote sob o argumento de que os cursos mal-avaliados no ENADE. O fato é que não existe nenhuma regra, tanto no FIES como no ProUni, vinculando-os ao ENADE.

Por universidade pública, popular, gratuita, presencial e de qualidade!
Por assistência estudantil e a garantia de acesso e permanência na universidade!
Não a mercantilização, sucateamento e privatização da educação pública!
10% do PIB para Educação!
Contra a criminalização do movimento estudantil, sindical e docente.
ENESSO, 30 DE NOVEMBRO DE 2011.

Fonte: http://executivamess.wordpress.com/2011/12/01/enade-servico-social-nao-faz-por-uma-avaliacao-de-verdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário